Pernis apivorus (Linnaeus, 1758)

Bútio-vespeiro

Outros Nomes Comuns: falcão-abelheiro

Morfologia de Pernis apivorus

 © Guarda-Rios do Lima

Informação detalhada sobre Pernis apivorus

A espécie está bem representada em toda a Europa, embora de forma fragmentada ao longo dos países mediterrânicos e ilhas britânicas, e ausente do extremo norte do continente. Na Península Ibérica encontra-se mais restrita à faixa norte, ocorrendo de forma dispersa no resto do território. Em Portugal é comum nas serras do Gerês, Peneda, Larouco e Barroso. No resto do território o falcão-abelheiro ocorre de forma mais fragmentada, destacando-se a sua presença na envolvente sul do estuário do Tejo e bacia do rio Sado.

Prefere habitats florestais, especialmente de quercíneas (Quercus spp.). Nidifica em montados de sobro (Quercus suber) associados a várzeas e terras agrícolas e em bosques de carvalhal galaico-português (Q. robur e Q. pyrenaica) com clareiras, entrecortados por áreas de matos, pastagens de altitude e campos agrícolas. Por vezes usa povoamentos florestais de pinheiro (Pinus spp.) e eucalipto (Eucalyptus spp.).

É especialista em larvas e adultos de vespas (spp.), que captura seguindo os adultos até aos seus ninhos. Também caça anfíbios, pequenos répteis e aves.

Em Portugal a espécie é nidificante estival. Ocorre também como migradora de passagem. A população nidificante está classificada como Vulnerável (VU) dada a sua reduzida população, estimada em 250 a 1000 indivíduos maturos. Dado que os habitats florestais preferenciais da espécie são protegidos no âmbito da rede natura a conservação da espécie como nidificante deverá estar assegurada. Durante a migração outonal é frequente observar várias dezenas de indivíduos na zona de Sagres.   

Bibliografia

  • Forsman 2006: The Raptors of Europe and the Middle East.
  • Equipa Atlas 2008: Atlas das Aves Nidificantes em Portugal (1999-2005).
  • Cabral (coord.) e outros 2005: Livro Vermelho do Vertebrados de Portugal.