Presença confirmada na Herdade do Freixo do Meio

Elanus caeruleus (Desfontaines, 1789)

Peneireiro-cinzento

Morfologia de Elanus caeruleus

 © Faísca
 © Ana Gonçalves
 © Faísca
 © Faísca
 © Faísca
 © Armando Caldas
 © Guarda-Rios do Lima

Informação detalhada sobre Elanus caeruleus

O Peneireiro-cinzento distribui-se pelas regiões Paleárctica, Afrotropical e Indomalaia.

Distinguem-se quatro subespécies. A subespécie E. c. caeruleus ocorre no sudoeste da Europa, África e sudoeste da península Arábica. Na Europa nidifica exclusivamente na Península Ibérica (pontualmente no sul de França).

Em Portugal ocorre em praticamente toda a metade sul do território, excepto a região do Algarve onde é mais rara. No interior Norte ocorre na Beira Baixa, Beira Interior e Trás-os-Montes. A espécies é residente em Protugal Continental. 

Prefere zonas de agricultura extensiva de cereal e pousios, com montados dispersos de sobro (Quercus suber) e de azinho (Q. rotundifolia). Na metade norte do país utiliza mosaicos semelhantes, com carvalho-negral (Q. pyrenaica) e castanheiro (Castanea sativa) intercalados por lameiros, searas e pastagens. Durante o Inverno muitos indivíduos utilizam as áreas de restolho de arroz e outros regadios.

Alimenta-se essencialmente de insectos, pequenos répteis, roedores e passeriformes.

Quase ameaçado (NT). Apesar da reduzida população actual ( 54 a 158 casais nidificantes possíveis), existe uma significativa imigração de indivíduos das regiões adjacentes. A espécie é recente na Europa, tendo atingido a Península Ibérica a partir do norte de África, e a sua população mostra evidências de expansão desde a década de 60. A perda de habitat, porém, constitui uma ameaça para a espécie, especialmente no que toca à substituição de culturas extensivas de sequeiro por regadios intensivos, como é o caso do olival em algumas áreas do Alentejo.

Bibliografia

  • Forsman 2006: Raptors of Europe and the Middle East.
  • Equipa Atlas 2008: Atlas das Aves Nidificantes em Portugal (1999-2005).
  • Cabral (coord.) e outros 2005: Livro Vermelho dos Vertebrados de Protugal. ICNB.